O AMOR E O TEMPO SÃO DUAS FORÇAS

Li isto em qualquer lado, que agora não me vem à memória, mas gostei
Havia uma ilha, na qual viviam todos os sentimentos e valores do homem: o bom humor, a tristeza, o saber... e todos os outros, incluindo o Amor.
Um dia avisaram os sentimentos que a ilha estava prestes a afundar-se. Todos se prepararam para abandonar a ilha. Só o Amor ficou até ao último momento.
Quando a ilha estava prestes a desaparecer no mar, o Amor decidiu pedir ajuda.
A Riqueza passou num barco luxuosíssimo e o Amor disse-lhe:
"Riqueza, podes levar-me contigo?"
"Não posso--respondeu a Riqueza - porque tenho muito ouro e prata no meu barco e não há lugar para ti.”·
O Amor decidiu pedir ao Orgulho que ia então a passar num barco não menos luxuoso:
"Orgulho, podes levar-me contigo?"
"Não, Amor, não posso levar-te comigo. Aqui é tudo perfeito e poderias arruinar-me o barco."
Aproximava-se a Tristeza e o Amor decidiu pedir-lhe ajuda:
Tristeza, deixa-me ir contigo."
"Oh Amor, estou tão triste que preciso muito estar só."
Imediatamente se aproximou o Bom Humor mas dava gargalhadas tão estridentes que nem ouviu que alguém estava a chamar.
Quando o Amor já estava conformado com a ideia de se afundar com a ilha, uma voz disse:
"Vem Amor, levo-te comigo..."
Era um velho que estava a chamá-lo.
O Amor ficou tão contente e com tanta alegria que se esqueceu de perguntar o nome ao velho.
Ao chegarem a terra firme o velho desapareceu.
Então o Amor deu-se conta de quanto devia àquele velho e perguntou ao Saber:
"Saber, podes dizer-me quem me ajudou?"
"Foi o Tempo, respondeu o Saber."
"O Tempo? - questionou o Amor - porque será que o Tempo me ajudou?"
Revelando toda a sua sabedoria o Saber disse: "Porque só o Tempo é capaz de compreender quão importante é o Amor na Vida de qualquer um

TEOPER

Comentários