VERDADE

“ Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."

A verdade é um sentimento tão evolutivo como o simples gesto de amar.
Amor sem verdade não é amor, é explorar um sentimento que não existe, nem nunca existirá.
A verdade é a semente do Amor.
Amor, nunca crescerá num campo cuja semente não assente na Verdade, todas as relações têm de assentar nesse sintoma, sem essa relação, a verdade não foi um sentimento puro. Essa relação um dia vai desaparecer naturalmente, porque a máscara cai e só fica outro sentimento que se alimenta na falta da verdade, a hipocrisia.
Eu amo-te – só terá força se for dito com verdade e só assim a Luz radiará numa relação que se irá defender de todos os ataques que lhe forem movidos.
Como ser humano que sou, como tal, tenho a tendência por o ser, de errar na vida, nos actos e nos julgamentos. Às vezes são formas de crescer e de procurar entender o nosso caminho, nessa estrada que nos leva ao conhecimento de nós próprios.
Houve um Tempo em que a realidade não tocava a verdade, vivia-se um Tempo em que o conceito de verdade era absoluto, era imposto, mas como tudo na vida, o que não é livre, cai sempre nas mãos dos fiéis.
A Verdade tem de ser entendida como a coisa mais sublime que tem de ser entendida, porque assim ajudamos a que todos entendam a manifestação da verdade.
No meu entendimento, não há um livro onde possamos entender a verdade, apenas a integração entre todos que se amam e, por isso aprendem e ensinam uns aos outros, ajudam e são ajudados, sem orgulho, sem egoísmo.
Mas então, o que não é verdade? Ou seja, o que é realmente mentira. A mentira é a falsa verdade, é uma verdade fabricada em que nem a pessoa que a criou crê na realidade dela. Coisa terrível. É inadmissível praticar a mentira com intenção de prejudicar alguém ou de beneficiar de algo.
Por isso, trocar e discutir, com serenidade, tolerância, compreensão a manifestação de verdade, para aprender e ensinar uns aos outros. Este é o objectivo fundamental.

A verdade tem sido muitas vezes alvo de tratados filosóficos por parte de grandes pensadores, como Nietzsche, Platão Sócrates, etc., mas a melhor forma de entender esses pensamentos é conjugá-lo com o nosso conhecimento, porque a verdade do vencedor, não é a verdade do vencido! Mas como não pretendo discutir filosofia, sempre estou de acordo com aqueles que anonimamente nos dizem que”Tudo o que precisamos na nossa vida é a Verdade, porque, sem ela não conseguíamos superar algumas fases da vida”.
O meu Eu não é filósofo, mas tenho um filósofo que me ajuda a encontrar os conceitos para a minha vida.
Não sou um grande pensador, mas tenho um Pensador que me ajuda na procura de soluções para a minha caminhada
Por isso, estou num Tempo que me está destinado, mas que pretendo modelar à minha forma de estar na vida, assente em preceitos, ensinamentos e obrigações ditadas pelos Guias que me ajudam no entendimento da vida … Ontem, Hoje e Amanhã.

É assim, que não sou nada, mas serei o que eu quiser ser. Não preciso de palmadinhas nas costas, mas sim de auxilio quando preciso…critica quando desatino…amor quando estou carente…ensino quando não sei…tolerância quando sou diferente…compreensão para os meus erros e serenidade quando da exaltação sem motivos.

E depois de receber, o que é que eu dou?

Ante de tudo, dou-me… a quem me quiser aceitar como eu sou e, não como ele queria que eu fosse. Amigo em todas as horas, e não só presente nas boas horas. Amar incondicionalmente, mesmo quando o amor não seja aceite.
A razão mesmo vencida, não deixa de ser razão. Verdade mesmo onde a mentira estiver. Sofrer!

Mas será que eu serei um modelo?

Eu, não sei, mas que houve uma mudança, uma transformação na minha maneira de entender o Mundo tal como ele é.
Reaprendi a Amar!
Reaprendi a Sofrer!
Reaprendi a chorar!
Reaprendi a Verdade!
Reaprendi a Tolerar!
Reaprendi a Compreender!
Reaprendi a Brincar.

Reaprendi muita coisa, mas ainda falta muito para aprender, nada sei. Todos os dias estou a aprender-me, a conhecer-me, a tolerar-me, a amar-me, porque no dia em que todos estes sentimentos eu dominar, eu estou Livre! Mas ainda falta muito…

É assim que eu te convido a ajudar-me a entender-te, porque se te entender melhor, eu estarei entendendo essa liberdade e, assim assumirei em toda a plenitude esse sentimento grande, que só os grandes alcançam – A Verdade como sentimento puro.

Quando escrevi estes pensamentos, pensei nuns poucos, mas acima de tudo em duas mulheres que têm ajudado a preencher a minha vida, e me fazem entender que a caminhada é árdua mas que no fim está a recompensa.

A primeira – a Mulher que me tem acompanhado na minha vida, que sem ela eu não estaria onde estou, porque entre nós o sentimento Verdade impera na nossa relação. E como dizem, que há sempre uma grande Mulher por traz de um Homem e, Ela tem sido Grande em Tudo…a Verdade é que eu te Amo.

A outra Mulher…alguém que não conheço há muito tempo, mas cujo sentimento é o de que já a conheço há muito… muito tempo. Uma mulher, desculpem “ uma Senhora” que tem influenciado a minha vida no sentido na procura do meu EU…Na Umbanda tenho encontrado esse caminho…e nesses momentos de desencanto…de desencontros…procuro sempre refugiar-me na imagem da minha Mãe de Santo e, encontro consolo, serenidade, amor e a certeza de que não estou sozinho, nunca estarei.

Por isso a minha verdade, nunca é a tua verdade…mas eu só quero entender a minha e a tua verdade em tolerância e compreensão, na verdade dos actos e na divulgação de sentimentos assentes nesse princípio.

Porto, 30 de Novembro de 2010

TEOPER

Comentários