FESTA DE OXOSSI - 23 JANEIRO

A mata toda se iluminou… o seu Rei chegou…toda a Terra estremeceu…Okê Arô…

Tenho a certeza que o sentido de vida e a forma como a sentimos, se altera na presença do Rei das Matas – o Orixá Oxossi, que com seu Ofá, o Irukeré e o seu Chapéu de Banda, nos abre perspectivas de um novo olhar sobre nós e os outros.

Toda a beleza e a cor da floresta se altera num tom nunca visto ou sentido quando ele nos presenteia com a sua descida e junto a nós, simples e meros mortais, nos transmite todo o seu calor…e nos deixa todo o seu amor.

Oxossi Senhor das Florestas e de todos os seus habitantes…Orixá da fartura e da riqueza.

Rei de Ketu, a quem são conferidos os títulos de Alaketu, Rei, Senhor de Ketu e Oniilê, o Dono da Terra. Porque e, África cabia ao caçador descobrir o local ideal para a implantação de uma futura aldeia.

Oxossi é o Orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprendeu a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar a tribo.

Dos atributos de Oxossi, a astúcia, inteligência e cautela, pois como nos conta a lenda, Oxossi é possuidor de uma única flecha, portanto, não pode errar a presa e jamais erra.

Tal como Xangô, Oxossi é um Orixá avesso à morte, porque ele é a expressão da vida. A Oxossi não importa o quanto se vive, desde que se viva intensamente. O frio de Ikú (a morte) não passa perto de Oxossi, pois ele não acredita na morte.

Mais uma vez a nossa Aldeia (o TUPOMI) foi prendada com a presença sublime de nosso Pai Oxossi, que desceu de Aruanda, montado no seu cavalo, trazendo consigo o seu Chapéu de Banda. Dia 23 de Janeiro o TUPOMI e os seus médiuns trajaram de festa para assistirem a dois actos importantes para a solidificação e evolução da nossa Casa.

Tivemos o privilégio de assistir a uma cerimónia importante, a suspensão (levantamento) de um Ogan, ou seja, por definição:

Ogan suspenso (ou levantado) – pessoa escolhida pelo Orixá para ser um Ogan, é chamado de suspenso (ou levantado) por ter passado pela cerimónia onde é colocado numa cadeira e suspenso por filhos da casa (neste caso por filhos escolhidos pelo próprio) ou noutras circunstancias pelos Ogans da casa, significa que futuramente será confirmado e passará por todas as obrigações para ser um Ogan.

Neste caso o Ogan suspenso (levantado) fez o seu juramento perante todos…os Lideres da Casa e os Lideres espirituais e mentores do TUPOMI, que estiveram presentes quer na matéria, quer no espírito.

Grande responsabilidade Nuno Rangel que decidis-te abraçar com toda a tua força, com toda a tua fé, e com todo o teu Amor por esta causa tão nobre e bela, por isso estamos torcendo e tudo faremos para que alcances este objectivo.

Ogan Axogum (Tata Kivanda) – que é o Ogan encarregado do sacrifício de animais – cargo de uma importância vital, para a obtenção do Axé, que só se alcança por (poucos) privilegiados, pelo sacrifício, abnegação, amor, confiança e Fé em si mesmo.

Nesta altura, já o Senhor das Matas estava presente no nosso meio, trazendo-nos a força capaz de nos dar todo o alento que precisamos para acreditar nos sonhos e objectivos que todos pretendemos alcançar.

Oxossi é fartura, por isso depositamos aos seus pés os nossos pedidos para a nossa vida. Oxossi lançou a seta e só ele viu a quem acertou, uma coisa é certa, todos somos bafejados por ter a protecção deste Orixá.

Na nossa casa a dança e a forma como o Oxossi que se serve do Cavalo (do Pai Diogo) é sublime e nos transmite a beleza da mensagem corporal deste belo Orixá.

Já é a segunda vez que tenho privilégio de estar na presença do Oxossi da Casa e, nestas duas vezes, senti tranquilidade, força, equilíbrio e o calor do amor que só um ser tão puro e especial, como o Senhor das Matas nos transmite. Sentiu-se o cheiro das matas, os nossos caboclos estiveram presentes, homenageando e venerando o Rei das Matas.

Particular alegria a presença mágica de Logunedé, que pela sua beleza se caracterizou por uma mensagem jovial e forte para que todos entendamos que o Amor é algo importante em todos nós e, para que nossos corações sintam a alegria e a felicidade de ter Amor pelo Amor.

É um sentimento eterno dizer que a cerimónia e o ritual presidido pela nossa Ialorixá (Mãe Elsa) esteve mais uma vez sublime. Todos estivemos participando com profundo sentimento de amor e respeito por este Orixá.

Tudo terminou com um banquete (simbólico) com fruta da mata, simbolizando a fartura que Oxossi simboliza e que todos queremos que esteja presente, sempre nas nossas vidas.

Termino, com profundo respeito e Amor pelo trabalho desenvolvido por si, Pai Diogo e espero ter sempre o prazer de o ter como Meu Pai e Professor no TUPOMI e na minha evolução.

OKÊ ARÔ OXOSSI        – o GUARDA NOCTURNO

TEOPER

Comentários

  1. Amigo de coração , e irmão de fé !! Tive o cuidado, e atenção em ler esse depoimento, sobre a grande festa que foi de oxossi realizada nesta casa, e ,que foi uma beleza dentro de nossa querida umbanda; tenho toda a certeza, que todos os médiuns e visitantes presentes, gostariam de partilhar das suas palavras e pensanentos em relação ao momento vivido nesta casa. Mas, uma casa como o nosso Tupomi, não se podia esperar outra coisa que não aquela maravilha que só a nossa querida umbanda, poderia proporcionara os seus filhos. Ficam aqui os meus sinceros parabens, pela sua visão do trabalho que foi realizado nessa grande casa espiritual, com muita organização e disciplina de seus médiuns, e de seus pais e mães de santo. Um forte abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário