DIA DA UMBANDA – OPINIÃO DE UM ETERNO APRENDIZ




15 de Novembro - A data já consagrada à comemoração da Umbanda no Brasil, refere-se ao ano de 1908, em que o médium Zélio Fernandino de Moraes recebeu, em Niterói, a missão de fundar o novo culto. 
Zélio foi acometido por uma inexplicável paralisia que os médicos não conseguiam conter, logo em seguida levantou-se normalmente e voltou a caminhar como se nada tivesse acontecido. Na ocasião, um amigo da família sugeriu uma visita a Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, onde por meio de uma manifestação espírita de uma entidade denominada Caboclo das Sete Encruzilhadas foi anunciada a fundação de uma nova religião no Brasil.  
  
A religião dos ancestrais dos velhos africanos apregoa o trabalho em benefício de todos, independente de cor, raça, credo e condição social, pela prática da caridade e dos ensinamentos oriundos dos Orixás.
A Umbanda expressa vivamente seu carácter internacional, juntamente com suas raízes africanas, nas manifestações culturais, que incorporam a música e a dança. Valeu-se de elementos católicos, espíritas, do candomblé e de outras tradições místicas, para criar uma doutrina que, em seu universo, afirma a existência de um Deus supremo e a possibilidade de comunicação com os espíritos.

A minha opinião:

A data de 15 de Novembro foi uma marco importante de reconhecimento de uma religião que já passou há muito as fronteiras do Brasil, estando neste momento enraizado muito na Europa e nomeadamente em Portugal onde a sua presença cada vez mais activa se faz sentir na vida dos portugueses.

15 de Novembro é uma data para comemorar, mas a Umbanda já existia muito antes dessa dato e desse ano de 1908, pela forma como os escravos cultivávamos os seus Orixás e ancestrais, Ela era já vivida e reconhecida por muita gente que a procurava para resolver os seus problemas mundanos, tais como doenças, problemas económicos, de amor, etc.

Foi em África que nasceu a essência da Umbanda, foi pela mão dos portugueses que ela foi levada para o Brasil e foi pelos Brasileiros que ela se fez reconhecer no mundo, por isso usando a máxima do Pai Artur a Umbanda é Afro-Lusa-Brasileira…assim é que ela deve ser entendida e assim ela é divulgada pela história, porque sem a influencia dos portugueses de forma negativa com a escravidão dos africanos que levou juntamente com os povos escravizados, os seus Deuses que adoravam e que nunca perderam a noção da sua existência, porque de uma forma ardilosa e escondida dos senhores de então, cultuavam os seus Orixás juntamente com os santos católicos que lhes eram imposto pela religião levada pelo portugueses. E assim nasceu o sincretismo religioso. Forma inteligente que os mentores espirituais desses povos utilizaram para preservar nos tempos o culto aos Orixás, preservando assim a religião que hoje os povos do mundo onde ela se enraíza a tomam como legítima.

Nunca usando qualquer tipo de intolerância religiosa para com os outros, pelo contrário eles assimilam tudo o que é oriundo de Deus, porque como sabemos a morada do senhor tem muitas portas e todos os caminhos que seguem os fundamentos, preceitos e leis de Deus lá irão dar.

Por isso, comemoremos o dia 15 de Novembro como data comemorativa da Umbanda, porque ela é importante – porque é o dia da Umbanda – mas sempre com a noção plena de que datas são datas e cada uma tem a sua importância dentro da filosofia do Mundo em que vivemos. Vivenciemos esta data importante, cantando o Hino da Umbanda e levantando cada vez mais alto a bandeira de Oxalá…esse é a nossa missão…

Mas ao mesmo tempo tomemos a noção plena do nosso lugar e do nosso local, por isso saudemos bem alto o nosso Terreiro (TUPOMI) em respeito pleno á dignidade da nossa Mãe Elsa e acima de tudo transformando a nossa missão no respeito que temos pelas entidades que descem na nossa Casa.

A Umbanda antes de o Ser já o Era…


Hepa…Hepa Bàbá

Comentários