EVOLUÇÃO – REENCARNAÇÃO – KARMA


Três temas, tão diferentes, mas tão unidos no seu conceito. Estas 3 palavras fazem parte da Lei suprema, que sendo inalteráveis no princípio, podem ser ao mesmo tempo dinâmicas em face do livre arbítrio que Deus nos concedeu.

Para mim, o problema é qual deles terá de ser tratado primeiro, será aquela a sua ordem natural? Por isso este texto para exprimir a minha (humilde e de um eterno aprendiz) opinião sobre o assunto e, como penso que o seja, vou seguir aquela ordem, até porque ela obedece (no meu pensamento) a uma ordem lógica no campo espiritual.

EVOLUÇÃO

No princípio, quando Deus (Olorum) criou os espíritos, eles, os criou ignorantes para que pudessem aprender pela sua evolução própria e expiar o seu Karma, nas sucessivas reencarnações, até que consiga atingir o Equilíbrio Universal, que só um espírito puro, consegue atingir.

Mas o que é Evolução do Espírito? Será que quando foram criados, não são já detentores de uma Inteligência Universal?

Eu penso que não, porque sendo assim, eles não evoluiriam, já eram senhores de toda a sabedoria e conhecimento, do passado, do presente e do futuro. Para quê evoluir se já tinham conhecimento de todo o estado de coisas?

Por isso, a grande diferença que existe entre todos os seres criados por Deus, é a capacidade de discernir e utilizar o livre arbítrio na nossa evolução natural.

Hoje matéria, ou definindo melhor, “um Espírito, numa experiencia carnal…”, procurando atingir metas estabelecidas desde o primeiro fôlego. É neste sentido que ao passarmos na experiencia da carne, ao longo de séculos e eras diferentes, pode o Espírito trabalhar e evoluir na escala espiritual.

O corpo é um invólucro, carregado por uma entidade espiritual, que se voluntariou para resgatar dívidas…atitudes…e enganos… de um passado, praticados enquanto matéria e livres de actuar e de agir para que possa evoluir.

Na escala espiritual, não há retrocesso, existe sim, estagnação…para que no mundo espiritual, o Espírito possa reflectir, actuar e agir em prol da sua própria evolução, sempre tentando atingir a grande Luz.

Pode parar, mas nunca recuar. Um espírito entrando na Luz Original, só pode caminhar nessa Luz, pode, isso sim, se a tal for autorizado e tiver mérito para tal, usar essa Luz para entrar na escuridão e ajudar outros a redimirem-se. Por isso, como Eles bem nos avisam “A Luz vai á noite, mas a noite nunca ofusca a LUZ

Por isso evoluir é o nosso estado natural, que tal “como crianças, fomos aprendendo a andar…como adultos aprendemos a amar…e como velhos aprendemos a ensinar…”


REENCARNAÇÃO

A reencarnação é o veículo com que o Espírito se serve para a sua evolução e, assim, cumprir o seu Karma.

Se a morte da matéria fosse o fim de tudo, então porque Deus nos criou? Seria só para nos ver a crescer, a viver e a respirar e, depois tudo terminar?

Se assim fosse, para quê procurar e qual o sentido das nossas vidas, para quê aprender e criar, se depois tudo terminaria, tudo ficaria inacabado, seriamos meros brinquedos criados para deleite D’ELE.

Não…não foi este o propósito da nossa criação, até porque a Terra evoluiu, os Mundos Habitados cresceram e, as reminiscências de grandes civilizações desaparecidas se mantêm na nossa mente…de grandes obras inacabadas que depois são terminadas pelos seus criadores em épocas diferentes…

Nada faria sentido.

Como explicar a sensação de vidas passadas, de encontros de espíritos amigos, de sensações de déjà-vu… de comunicações e ensinamentos do outro lado da vida.

A reencarnação é a forma mais justa que Deus, nos permite para que possamos evoluir naturalmente. Sem a reencarnação o nosso espírito não evoluiria… iria viver indefinidamente no limbo, sem aprender…sem continuar a sentir a verdadeira verdade que todos procuramos…Quem somos?

Aqui está, o método e o princípio da reencarnação a ter a sua verdadeira essência, a procura de nós mesmos.

Porque não somos espíritos criados para o mal, mas sim criados para o bem e o Amor, por um Deus que é a reflexão do verdadeiro AMOR. Senão, não tinha sentido. Todos os Espíritos são criados para o bem, agora nas suas fazes de vivencia na matéria, têm livre arbítrio, por isso, o seu caminhar nos espinhos que tanto fazem sofrer, e assim, se vão alimentando. Mas mesmo o mais tenebroso dos espíritos tem semeado em si a centelha de Deus, por isso até esses, irão, um dia, caminhar para o Bem.

E isso só através da vivencia na carne…envolto nas provações que lhe estão destinadas…e que terá de passar…só assim, o conhecimento e o Amor de Deus se manifestará no seu sentido de vida.

Todos temos conhecimento, amamos e respeitamos os nossos Guardiões (EXU), que também muitos deles são usados pelas artes e magias negras que tanto mal faz aos encarnados, mas que ao mesmo tempo, tanto os prejudicam na sua evolução. Porque eles são na sua essência os grandes zeladores Kármicos. Mas, um dia, eles sabem que chega a hora da cobrança e o seu conhecimento e saber irão evoluir para fazer com que a Humanidade evolua naturalmente para que um dia, o nosso Planeta atinja um estado de Bem aventurança, que outros Mundos Habitados já alcançaram e que hoje vivem uma vida de Luz e Amor em toda a sua plenitude.

Por isso, o processo reencarnatório é a mais bela forma de justiça que Deus nos deu para podermos evoluir, cumprindo as nossas provações e, podem crer, que só as nossas estamos a passar, e não as dos outros. E, estaremos na fórmula da reencarnação, enquanto elas não tiverem sido passadas.



KARMA

Palavra que vem do sânscrito em que KR – significa fazer ou agir e o sufixo MA – que significa efeito. Traduzindo numa linguagem simples, “É a Lei de Causa e Efeito” (acção e reacção).

É a lei fundamental da reencarnação.

Por vezes esta Lei faz com que uma consequência venha sobre nós, para a avaliarmos. A toda a acção corresponde uma reacção, e por vezes uma acção só se vai reflectir noutra vida, ou anos mais tarde, ou então imediatamente.

É uma Lei, que muitos interpretam (como castigo), mas eu, antes encaro-a como uma Lei educativa, para termos a noção dos nossos erros e defeitos, ou seja, é uma lição que temos de aprender. Quando esta lição estiver aprendida, termina o nosso Karma.

O Karma é uma oportunidade que Deus nos dá para encontrarmos o caminho da rectidão, da verdade e da Luz.

Já Newton nos deu esta Lei da física a toda a acção corresponde uma reacção igual e em sentido contrário”. Lei esta que abrange todo o Universo e é considerada um dos princípios fundamentais da física.

O Karma cria a necessidade da reencarnação, e a Lei do Karma, sintetizamos nesta frase “Tudo o que tu semeias, tu o colherás”.

Se pensarmos que nós criamos o nosso Karma através do que pensamos, dizemos e fazemos… (Acções erradas trazem más consequências), (Pensamentos bons atrai coisas boas), etc., etc.

Por isso, eu acho, que compreender isto é muito importante: O Karma é criado por nós, através de pensamentos, palavras e acções. O pensamento conduz á acção, que conduz à reacção ou efeito correspondente ao pensamento. E, quantas vezes não se entende algo que à primeira vista será mau, mais tarde, pode ser entendido como uma coisa boa.

Por isso, temos de entender que “Tudo acontece para melhor”, tanto as coisas boas, como as más, têm o propósito elevado de nos transformar, de despertar em nós virtudes e qualidades divinas ocultas no nosso interior.

Se estivermos atentos e compreender verdadeiramente, tudo o que nos acontece, chegaremos á conclusão que nada acontece por acaso. Muitas vezes Deus quer as coisas diferentes, pois tem um plano para nós e quer a nossa evolução.

O Karma é a fonte onde emana o circuito reencarnatório com vista à evolução do Espírito. Somos meros peões nos grandes desígnios que Deus com a sua Infinita Sabedoria nos proporciona para um dia estarmos sentados, lado a lado, no Grande Palácio Branco.

EM REMATE FINAL

Evolução – Reencarnação – Karma, são a forma que a Umbanda mostra aos Homens a formula para atingir o verdadeiro sentido de vida. Tomemos o exemplo dos nossos queridos Pretos-velhos que pelo seu sofrimento encontrou e aprendeu a usar o Perdão, para hoje estar junto a nós procurar a sua forma de ajudar para ser ajudado.

Evoluir aqui, para continuar a evoluir lá! E foi pela Lei da reencarnação que todos evoluíram até chegarem ao seu estado actual, tendo cumprido todo o seu Karma no sentido de evoluir para outras formas de vida.

Quantas vezes não entendemos, o porquê da vida que passamos, o porquê de tantos problemas…mas se procurarmos entender que o presente…teve influencia do passado e que o presente irá se reflectir no futuro…por isso a nossa caminhada e a nossa chamada na Umbanda…será Karma ou missão, cada um entenda o seu chamamento…



TEOFILO PEREIRA


20 Março 2012

Comentários