O que é que a Umbanda tem a ver com uma vassoura e uma vassoura tem a ver com a Umbanda

Definimos a vassoura como um utensílio de limpeza que serve para varrer, sendo geralmente composto por um cabo que termina por um feixe de pêlos artificiais ou naturais.

Nas nossas casas a vassoura é utilizada para limpar e expulsar do chão toda a sujidade que ela pode empurrar, fazendo com que o espaço onde ela faz o seu varrimento fique livre de qualquer sujidade, mas mesmo assim há sujidade que a vassoura não pode eliminar definitivamente, tendo nós que usar outros meios, quiçá mais fortes para eliminar a sujidade definitivamente.

Uma vassoura num terreiro simboliza a humildade por aquele que se serve dela para transformar o Terreiro num lugar aprazível para receber todos os que vêm buscar outro género de limpeza mais espiritual.

Uma casa limpa, asseada e bem arranjada traduz num elemento de boa recepção e de boas energias que são cativadas e movimentadas para que a sujidade não se impregne nas paredes do edifício, ou no nosso edifício espiritual.

Ter o nosso edifício físico limpo, agradável de estar e conviver, é tão importante como termos o nosso edifício espiritual asseado por boas atitudes e pensamentos activos de energia sempre entregues pelos nossos Guias.

Por vezes temos de ter a nossa cabeça bem varrida, bem asseada, bem agradável para podermos estar na vida e ao mesmo tempo ajudar a varrer todas as vicissitudes da vida que nos são atiradas por energias negativas que proliferam neste Planeta em regeneração.

Participar na limpeza da nossa Casa é tão importante como recebermos na nossa Casa as nossas entidades ao Sábado, porque por vezes limpamos, descarregamos, deixando um pouco dessa poeira para eles se encarregarem de varrer na sua humildade, eles nos limpam, independentemente de pegar ou não na vassoura.

A vassoura num Barracão ou Terreiro é tão importante como qualquer outro acto dentro desses espaços físicos, sem a vassoura e sem aquele que a utiliza o Terreiro não teria sentido.

É a minha opinião, sem criticar alguém, é simplesmente um exercício mental para quem gosta de escrever, porque atitudes fica por quem as pratica…

Mas a minha Casa está limpa, continuará a estar limpa, porque é uma Casa limpa e tem nos seus Médiuns a Humildade de que a vassoura tem a sua importância na forma como estamos e divulgamos a nossa Umbanda…


È importante a polémica, a critica, a verdade de sentimentos, esta parte a vassoura limpa, o que não limpa fica por limpar, porque amanhã alguém limpará, com a mesma humildade com que se entrega.

Comentários