Aconteceu no início, quando Deus criou o mundo. Deus desceu à terra e falou com diferentes raças, diferentes religiões…veio com Dez Mandamentos, as dez regras da vida. Os judeus deram grande importância a essas dez regras – e os cristãos também, e os muçulmanos também, porque essas religiões são judaicas, a base é judaica, e o judeu é o homem de negócios perfeito.

E Deus veio inquirir. Foi ter primeiro com os hindus e perguntou-lhes:
- Querem ter Dez Mandamentos?
Os hindus responderam:
Qual é o primeiro? Temos de ver um exemplo. Não sabemos quais são esses Dez Mandamentos.
Deus disse:
- Não matarás.
Os hindus responderam:
- Vai ser difícil. A vida é complexa, matar também faz parte dela. É a grande ordem cósmica: existe o nascimento, a morte, luta, competição. Se retirarmos a competição, tudo se tornará igual, aborrecido. Não gostamos desses mandamentos…Eles destruirão todo o jogo.

Então, foi ter com os muçulmanos e disse:
- Não cometerás adultério.
Deu-lhes este exemplo, porque eles também lhe pediram um.
Os muçulmanos retorquiram:
Vai ser difícil. A vida perderá a sua beleza. Precisamos de, pelo manos, 4 mulheres. Chamas-lhe adultério, mas é aquilo que a vida oferece; é aquilo que um homem de virtude deve ter. Quem sabe o que se passa no outro mundo? Este é que é o mundo. Deste-no-lo para desfrutar e agora apareces com esses mandamentos? É uma contradição.

Deus andou de um lado para o outro. Depois, foi ter com Moisés, o chefe dos judeus. Moisés não pediu nenhum exemplo. Assim que Deus disse: “tenho Dez Mandamentos…” teve medo: se Moisés respondesse que não, não restava mais ninguém. Tinha perguntado a toda a gente e ninguém estava preparado, por isso esta era a sua ultima esperança. Então, Deus perguntou:
- Queres ter estes Dez Mandamentos?
O que é que Moisés respondeu? Ele perguntou:
- Quanto é que custam?

É desta maneira que pensa um homem de negócios perfeito: a primeira coisa a saber é quanto custa.
Deus respondeu:
- Nada.
E Moisés respondeu:
Então, quero dez, se não custam nada não há problema.
Foi assim que nasceram os Dez Mandamentos


(O Voo do Pássaro – Historias Zen para ávida quotidiana) - OSHO

Comentários