“ A VERDADEIRA DEMONSTRAÇÃO DO QUE NÓS SOMOS, NÃO SE LIMITA Às PALAVRAS MAS ANTES, AOS ATOS E CONSEQUENCIAS DELES DECORRENTES “

Santidade não depende de crenças religiosas; Santo é um ser excepcional que faz os outros felizes


DESAPEGO
Um cidadão fez voto de desapego e pobreza.
Dispôs de todos os seus bens e propriedades, reservou para si apenas duas tangas e saiu Índia fora em busca de todos os sábios, medindo na verdade o desapego de cada um. Levava a penas uma tanga no corpo e outra para troca, sempre que necessário.
Estava convencido de não encontrar quem ganhasse de si em despojamento, quando soube de um velho guru, do Norte, aos pés da cordilheira do Himalaia. Tomou a direcção adequada e partiu ao encontro do velho sábio.
Quando lá chegou, tristeza e decepção! Encontrou terras bem cuidadas, um palácio faustoso, muita riqueza e muita pompa.
Indignado, procura o guru. Um velho servo diz-lhe que ele está numa ala dos magníficos jardins com os discípulos, a estudar desapego.
Como era costume de casa usar de gentileza para com os hóspedes, o servo convida o andarilho para o banho, repouso e refeição, antes de se dirigir á presença do sábio.
Achando muito estranho, o desapegado aceitou a sugestão. Toma um bom banho, lava sua tanga usada, coloca-a para secar no quarto e sai em busca do guru. Completamente frustrado, queria contestar e desmascarar aquele que julgava um impostor, pois na sua ideia desapego não combinava com posse.
Aproxima-se do grupo, que ouve embebecido as palavras do mestre e fica a ruminar um ardil para atacar o guru. Nesse ínterim, aparece a correr como doido um dos serviçais gritando:
- Mestre, mestre, o palácio está a incendiar-se, o fogo tomou conta de tudo! O senhor está a perder uma fortuna!
O Sábio, impassível, continua sua prédica.
O desapegado viajante das duas tangas dá um salto e sai em grande correria a gritar:
- A minha tanga, o fogo está a destruir a minha tanga


Fonte: http://contoserparabolas.no.sapo.pt/03outros/varios1.htm

Comentários