PÁSCOA – FESTA DA VIDA

A Pascoa (Pessach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo Hebreu do Egipto ao fim de 400 anos de cativeiro.
Também simboliza os 40 dias que precederam a Páscoa Cristã – conhecido por quaresma – tempo, esse que simboliza e lembra os 40 dias que Jesus passou no deserto.
A Páscoa é uma passagem do simbolismo da vitória da vida sobre a morte, nada mais do que o renascer para outro estado de consciência, onde teremos noção das provações que tivemos de passar para atingir esse estado.
A Quaresma terá sempre de ser um tempo de reflexão, período de aprendizagem na procura da paz, estabilidade e equilíbrio emocional que precisamos para a viragem de um novo ciclo.
Não basta dizer que a quaresma já passou…o importante é termos noção de que esse tempo reflectivo teria de ser usado para uma reflexão interna onde procuramos satisfazer as necessidades elementares do nosso estado…temos responsabilidades e só sentindo essa responsabilidade no corpo, poderemos dizer que a quaresma passou…a quaresma não é o nome de um jogador de futebol…é algo muito importante para quem vive numa atitude de amor e caridade, como as nossas entidades sempre apelam para que sejamos melhores todos os dias.
A quaresma é factor de sofrimento, porque nós somos especiais e sempre que alguém é especial sofre, porque quem não tem capacidade de sofrimento, se está enganando. Benditos sejam os que passam a quaresma no sofrimento de ontem, para que hoje esteja preparado para os sofrimentos do amanhã.
Amanhã é um dia diferente do de hoje, porque amanhã a dor se transformará em amor e, só quem ama pode sentir a dor que os outros sentem, para ter a capacidade de os amar e ajudar…é tão simples como isso…AMAR PARA SER AMADO, AJUDAR PARA SER AJUDADO, a quaresma é um pouco disto não é sofrimento na dor, mas sofrimento no amor.


Comentários