SE NÃO FOSSE OS PRETOS-VELHOS EU NÃO SABIA CAMINHAR!

            Hoje (13 de Maio) é uma data importante, que é comemorada na Umbanda, porque ela simboliza a liberdade que foi alcançada em 1888 com o fim da escravatura no Brasil, pela conhecida Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II, por curiosidade através de uma Lei de 25 Fevereiro de 1869 foi proclamada a abolição da escravatura em todo o império português.
            Particularmente é importante para mim, porque foi numa Festa de Pretos Velhos, há uns anos atrás, que contou com a presença do Pai Jamil que entramos para a corrente do TUPOMI, pela mão da Vóvó Isaura.
            Mas importante, mesmo, foi a liberdade da opção tomada de entrar na corrente do TUPOMI e iniciar esta caminhada, por isso repito “Se não fosse os Pretos Velhos, não sabia caminhar! Caminhada que não é fácil, sofredora e obriga a que nos sacrifiquemos pelos outros, tendo a noção das nossas necessidades materiais e espirituais, e sentindo que as necessidades dos outros muitas vezes se sobrepõem às nossas, pensando internamente muitas vezes que pedimos para os outros e, quantas vezes, nos esquecemos de pedir para nós, mas não faz mal, porque Eles ouvem o nosso pedido pelo trabalho que fazemos. A Umbanda encontrei pela dor, mas fiquei pelo Amor
Ser livre é o factor mais importante que cada ser humano deve sentir, está na essência de cada um de nós esse sabor da liberdade, que nos advém do livre arbítrio que nos foi concedido por Deus. A escravatura foi uma das eras mais terríveis do ser humano e horrenda a forma como um ser humano trata outro ser humano como uma coisa sem significado.
Por isso a importância desta data para todos os homens e mulheres livres, porque se, por um lado, nos horrorizamos com a ideia de que um ser humano possa agrilhoar e calar outro ser humano, mas por outro lado, devemos ter sempre na memória viva essas eras e acontecimentos em que a civilização recuou perante a desumanidade e crueldade praticadas.
Nada melhor que a grande justiça que é a reencarnação, para que cada um de nós cumpra os desígnios de Deus, evoluindo, simplesmente para o Amor, Humildade e Caridade que só os Pretos e Pretas Velhas nos ensinam. Porque ontem Feitor chibatando o negro…hoje de joelhos perante o negro…Deus é justo.


Adorei as Almas…As Almas adorei…

Comentários