Nunca estou contente


Era uma vez um cortador de pedra. Tudo lhe corria bem, mas mesmo assim passava a vida a lamentar-se.
Um dia apareceu-lhe um génio que lhe pergunta porque reclama ele tanto?
- És ainda tão jovem e com uma vida pela frente, e cheio de saúde, porque reclamas tanto?
- Porque eu acho que mereço melhor e este não é o meu destino – respondeu o jovem – Gostava de ser rico e poderoso. Ter criados, palácios, jóias, propriedades…
- Muito bem! É isso mesmo que queres? Então assim será – disse o génio, que tinha recebido ordens superiores para lhe fazer a vontade.
O cortador de pedra viu-se dentro de um belo palácio e assim viveu alguns dias. Numa tarde de calor, pôs-se a pensar que, afinal, não era assim tão importante. Existia gente ainda mais importante: reis, imperadores. E havia o sol, que reinava sobre o mundo.
Chamou o génio que veio a correr.
- O que queres agora? Ainda não estás contente? Olha se todos fossem, assim, difíceis de contentar…
- Quero o ser sol – disse o jovem – Ele é que é o verdadeiro rei. Esse é que é o meu verdadeiro destino, tenho a certeza!
- Assim será então! – Disse o génio que nunca tinha visto tanta falta de juízo.
E logo o rapaz se fez Sol e passou a brilhar no céu sobre o mundo.
Até se julgava feliz, até que um dia viu uma mancha escura avançar na sua direcção. Era uma nuvem imensa e escura que lhe vinha tapar a vista sobre a Terra.
- Génio! Meu Génio! – Gritou – a nuvem é mais forte do que o sol! Não pode ser! Quero mesmo é ser nuvem! Desta vez, prometo que é para ficar.
- Assim será! – Disse o Génio que já estava farto de o aturar.
E passou a ser uma nuvem, como tanto quis. E era outra vez feliz.
Entretanto, numa bela costa, havia uma enorme rocha de granito e ele cismava que aquela rocha o estava a desafiar. Criou então uma enorme tempestade para a derrubar, mas a rocha, firme como uma rocha nem sequer abanou. Manteve-se no seu no seu lugar majestosamente.
Foi o suficiente para que o jovem começasse novamente a chorar.
- Génio! Meu Génio! A rocha é mais forte do que a nuvem! Quero ser rocha.
- Assim será! – Disse o Génio.
E lá estava ele transformado em rocha. Muitos anos passaram até que certa manhã ele sentiu uma dor fina no seu interior. Parecia que estava a ser cortado. Muito aflito gritou: - Génio! Vem cá que me querem matar! Seja como for, é mais forte do que eu. É como ele que eu quero ser.
O Génio deu um salto na nuvem onde estava a descançar. E apareceu que nem um relâmpago. Chegou bem disposto, nada aborrecido. Estaria ele, mais uma vez de acordo com aquele pedido? Pois parece que sim. Disse ele a sorrir:
- Assim será!
- Obrigado meu Génio, prometo que nunca mais te vou incomodar.
Eu sei – Disse o Génio, pronto para levantar voo.
E foi assim que o jovem voltou a ser cortador de pedra e passou a fazer todo o seu trabalho com ar sempre satisfeito e gratificante.

[adaptado da História do cortador de pedra, in 100 histórias de todo o mundo, Álvaro Magalhães, edições Asa]

Minha Nota: Por vezes omitimos o que na realidade queremos, imbuídos no espirito de viver uma vida que não é a nossa, vaidades próprias de seres que ainda estão a aprender a viver. Somos o que somos e não temos que estar por cima dos outros, a simplicidade já faz de nós alguém gigante, porque o verdadeiro valor da vida é ser simples e ser humilde, embora não nos esquecemos de que também somos seres ambiciosos e temos o direito de ambicionar sempre mais, no respeito que o Sol tem pela Lua e a Lua tem pelo Sol. Respeitar-me a mim próprio já é um passo para me entender e me dar a entender aos outros. Serei sempre um cortador de pedra… porque ser feliz é também ser eu próprio…

É uma história infantil bonita e pedagógica… Adorei

Comentários