Mas afinal o que é o Natal?
No prisma da crença cristã o Natal simboliza o nascimento de Cristo, a quem se apelidou de Filho de Deus e teve na sua anunciação o início de um período que todos julgavam de paz, prosperidade e tranquilidade.
Mas o que Ele disse foi revolucionário para a época e poucos (ainda hoje) não entendem as palavras e as mensagens que Ele nos deixou, Ele disse que nós haveríamos de conhecer a verdade e, que essa verdade nos haveria de libertar, mas será que nós estaremos preparados para essa verdade, porque essa verdade vem do conhecimento ancestral da vida.
“Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como amas a ti próprio” citação de Cristo o Nazareno que na sua terra foi renegado, cumprindo a máxima de que em sua casa ninguém é profeta. Mais uma vez  a atitude amor primeiro para com Deus criador de tudo e de todos e, se Ele é criador de tudo e de todos, logicamente também nos criou e como tal fomos criados para amar e ser amados, e ter a capacidade de entrar no outro e perceber que cada um é diferente, por isso a dificuldade de alguns se colocarem verdadeiramente no lugar do outro, porque só assim sentiriam as dores que o outro suporta.
Se você não quer ouvir a verdade, ninguém a poderá dizer, porque jamais a escutarás, mentalmente a mente se envolve em coisas menores e deixa as pequenas grandes coisas de lado “porque insensatos: quem fez o exterior, não é o mesmo que fez o interior?”, Por isso se louvamos a Deus pela maravilha da criação que somos, perfeitos por fora, porque não poderemos também completar essa maravilha com atitudes interiores e trazer para fora a beleza que cada um de nós suporta desde o primeiro ar respirado, somos espíritos caminhantes e eternamente fluorescentes pela luz que transportamos.
Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta.
São fundamentos da vida que qualquer ser humano em evolução terá de crer, a Fé muitas vezes tem de ser pedida, tal é o estado degenerativo que a nossa alma se encontra. Fé meu Pai para seguir buscando sempre a paz interior e a capacidade de aprender para poder ensinar, porque somos eternos aprendizes, até que a porta seja aberta, mas se não batermos, se não pedirmos, se não buscarmos todo o nosso caminho esbarrará na teimosia da falsa crença de que tudo sabemos, mas não, todos os dias é um aprendizado, por isso eu pessoalmente, peço, busco e bato á porta, porque tenho a certeza de que essa porta se abrirá, sempre que eu procuro o conhecimento e a sabedoria, porque a Fé lá estará, porque eu a pedi.
Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo.
O apelo á humildade que faz com que os grandes homens se sintam pequenos perante as grandes e pequenas coisas da vida. Para podermos ensinar, já tivemos de ter a capacidade de estar sentado a ouvir o ensinamento dos mais velhos e sábios que passam despercebidos no nosso meio. Aquele que diz que já sabe tudo, literalmente jamais saberá alguma coisa…porque a presunção, e a falsa modéstia são inimigos da sabedoria e do conhecimento das coisas da vida. Vejamos os iletrados que dizem e falam grandes palavras, mas que depois não sabem o significado dessas mesmas palavras. Por isso sentemo-nos e aprendamos a levantar o dedo nas dúvidas, não tiremos conclusões daquilo que não sabemos. Gerir o nosso próprio conhecimento é uma atitude digna e de respeito, mas por que carga de água, temos de saber tudo…há coisas que nem nos é permitido conhecer, quanto mais tentar adivinhá-las. Eu não sei nada, porque se soubesse, confesso que já não estaria neste mundo de regeneração, mas continuarei a ser um romeiro desta vida, até porque tenho um Karma a cumprir, é a Lei de Deus.
Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos
As aparências iludem! É o que diz o Povo. E o povo, nestas coisas é sábio, porque tem em si a vivência ancestral de que é herdeiro, porque interioriza todo o conhecimento do Universo que lhe é possível entender. Grande sabedoria, muitas vezes se encontra encerrada no cérebro de quem, por vezes, nem o seu nome sabe assinar, mas suporta um conhecimento prático que faz inveja ao maior dos eruditos. Não podemos fazer juízo de valor de quem não sabe ler ou escrever, mas se conseguirmos, ouvir e escutar essa vivência, ficaremos com a noção de que aprendemos muito com os velhinhos e velhinhas deste nosso Portugal.
Somos filhos da vida e a vida nos transforma, nos molda, nos ensina, nos abre os caminhos que temos de caminhar, mas muitas vezes a soberba que transportamos nos faz julgar os que participam nessa grande romaria da qual somos peregrinos como todos os outros, não temos o direito de julgar o outro. Ora, se a gente ora da seguinte forma:
DEUS, PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS OFENDE...
Mas quem nos ofende, também faz julgamentos, a grande verdade é ter a capacidade de se apresentar perante o único tribunal que me poderá julgar – a minha consciência – se aí eu sou absolvido, porquê me importar com o julgamento dos outros. Consciência tranquila…cabeça no travesseiro, sono tranquilo, isto, ninguém me tira.
Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
Oxalá, meu Pai, a Luz que me alumia vem da sua candeia, que eu nunca perco de vista, mesmo nas grandes tempestades que me assolam, nas dúvidas da minha vida é aí que eu procuro o consolo de saber o caminho iluminado com que devo seguir. Acredito nas divindades que servem o chão que eu piso, acredito na Boaventura que todos os Serres de Luz transportam e nos deixam, para podermos também passar aos outros. É essa a nossa missão (pelo menos eu encaro-a como tal) ser portador dessa luz e irradiar para todos os seres que não queiram permanecer mas trevas. É uma luta eterna entre o Bem e o Mal e, nós fazemos parte desse exército, porque não há meios caminhos, ou se está na vida com atitudes positivas ou se optou por atitudes negativas. E aqui não há meios-termos, ou se tem ou não se tem Fé. Em Deus jamais terei dúvidas, mas no Homem, às vezes até estremeço de loucura pela loucura dos homens. Tenho esperança na certeza que a candeia de Oxalá irá iluminar sempre o meu caminho e na sua tranquilidade e equilíbrio procurarei sempre o remédio para sarar as minhas dúvidas.
Tenho um objectivo de vida, e seja ele o que for, vou ter que ir atrás dele. E se eu não for, ou não acreditar nele, quem mais irá? E o melhor do Natal da vida é estar presente, porque a melhor prenda é essa mesmo, estar presente!


Teófilo Pereira – Dezembro 2015

Comentários