na procura de Deus]

“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”
[Resposta n.º 1 do Livro dos Espíritos]

Não quem é Deus, mas sim o que é Deus.

Todos procuram a forma de Deus para justificar a sua existência, até porque existe a crença de que fomos criados á sua imagem e, procuramos uma forma para justificar porque o amamos. Mas nada mais correcto do que justificar pela sua criação, nenhuma fórmula matemática consegue explicar a forma de Deus, ou até a sua existência.
Mas existe, claro, uma fórmula matemática que conjuntamente com a física tenta encontrar essa explicação, mas nada mais belo do que as variáveis mais incríveis para justificar que Deus está em tudo o que nos rodeia, há variáveis injustificáveis, mas que no fundo elas influenciam o mundo que nos rodeia.
Se pensarmos que nós somos Ele e Ele está em nós, teremos a conclusão de que Deus está presente, até porque concluímos que tudo tem uma causa e que não há efeito sem causa, procuremos tudo o que não tem a mão do Homem e encontraremos pela nossa racionalidade a existência de uma força maior a que nós chamamos de Deus. Não há efeito sem causa.
Porque os seres primitivos têm no seu coração o entendimento de Deus. Entender Deus é superior ao conhecimento da divindade que existirá sempre em cada um de nós. Somos filhos criados á sua imagem e como tal, inevitavelmente iremos estar um dia na presença Dele.
Dele emana essa força enorme que superentende tudo em seu nome, energias que apelidamos de forças da natureza, que um dia chamamos de Orixás criadores porque foram Eles na sua essência natural que criaram e dominam nas forças que geraram a humanidade, esteja onde ela estiver, somos filhos do mundo, e o mundo é o nosso domínio.
Natureza essa, que criada, foi veículo da grandeza desse Deus que amamos e que queremos ter como criador da vida em tudo e onde ela exista. Toda a natureza é comandada por uma força superior que dentro das Leis que se desenvolveram e transformaram para o desígnio da maior criação de Deus os mundos habitados.
Sim… porque qualquer mundo sem ser habitado, não teria sido completado para agradar a um Deus que gera devoção eterna a tudo o que Ele representa. Um simples planeta sem ter vida, jamais terá o animismo necessário para se desenvolver e crescer conforme a vontade divina, fomos feitos para ocupar esses espaços e com a força vital que Ele nos transmite desenvolvemos em cada espaço uma forma de vida que no princípio será algo que caminhará no escuro até á claridade.
Foi no caos que fomos criados, foi na grande explosão desse caos que fomos gerados e como tal temos uma missão importante neste grande universo que se desenvolve e transforma todos os dias. E ainda se transforma, porque não seria líquido que um Deus cheio de amor e complacência, criasse este universo para um dia fazer, por capricho, desaparecer a humanidade.
Bem sei que a humanidade que conhecemos, está a destruir o seu habitat natural, mata em nome de um deus menor, usa e abusa da vontade divina, quer um dia ele próprio se transformar em Deus, mas ainda bem que Deus é um Deus maior e não menor, ainda há esperança para nós, é só mudarmos atitudes e valer a humildade com que fomos criados e caminhar como seres espirituais para a luz e não para as zonas cinzentas da vida.
Estamos a viver uma época terrível, mas acreditem, porque Deus não abandona (como qualquer mãe ou pai) os seus filhos…Eu acredito na esperança de um mundo melhor… senão, nada tinha sentido…


Teófilo Pereira/Dezembro 2015

Comentários