“Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei Comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo” [Mateus 11:28 a 30] 
Espirito: 
“Pode dizer-se que os espíritos são seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material” 
Após a morte o que sucede á alma: 
“Volta a ser espirito, isto é, volta ao mundo dos espíritos donde saiu momentaneamente” 
(perguntas 76 e 149 do Livro dos Espíritos) 
Espirito é a individualização do princípio inteligente do Universo. Quando encarnado, ou seja, na vivência na carne – se denomina de Alma, ou seja, nesta fase alma e espirito serão a mesma coisa, sendo a reencarnação o processo de auto-aperfeiçoamento porque passam todos os espíritos. 
Alma e Espirito são parecidos na maneira pela qual são usados na vida espiritual de cada um. São diferentes na sua identidade, a “Alma” é a visão horizontal do ser Humano com o mundo. 
O “Espirito” é a visão vertical do ser Humano com Deus. 
Sendo que ambos se referem á parte imaterial do ser Humano. Mas somente o espirito se refere á caminhado do ser Humano com Deus. A Alma refere-se á caminhada do ser Humano no mundo, tanto material como imaterial. 
Mas o espirito só atinge a sua plenitude total quando se encontra em liberdade, ou seja no seu estado natural, fora da carne e aí, atinge todo o seu desenvolvimento na percepção da existência de uma foça maior que o move, o fluido vital de Deus, a força inteligente do Universo onde todos nós estamos inseridos e só pode ter um ponto de chegada. A grande presença na Luz maior que nos envolve, todo o espirito tem como objectivo, um dia, estar frente a frente com o seu próprio criador e, eternamente cumprir, em todos os mundos, as missões que lhe são destinadas. 
Mas como em tudo na vida, só verão essa luz energética, indefinida pela não existência de uma definição humana, só os que conseguirem, ser brandos e humildes de coração é que conseguirão o descanso da alma, porque o espirito seguirá sempre a sua evolução natural e lógica como tudo o que emana de Deus, espirito é sopro, é vontade Divina, nada poderá obstar á sua caminhada, por isso a fase reencarnatória em que está inserido com o objectivo final de se expurgar de todos os vícios, até conseguir ser um ser puro e verdadeiramente livre. 
P.S. Este texto faz parte de um projecto meu sobre a definição de alma, espirito, egum, quiumba, zombeteiro, espíritos de luz, porque antes de tentar entender energias negativas procuremos sempre interpretar o sofrimento dos sofredores como estimulo para entender que Deus jamais deixará que um filho seu, deixe de ter o seu amor, compreensão, carinho e amparo. Todos somos bons e maus (temos momentos), mas como todos somos filhos Dele, da parte Dele só poderem esperar o seu amor. Façamos com que mereçamos esse Amor de energia…

Comentários