Hoje, no dia em que se relembra que a religião está sendo usado como factor de intolerância entre os homens, discriminando, torturando e matando pela sua diferente cultura religiosa, não podemos estar calados e dizer ao mundo que esta guerra santa que uns dizem ser feita em nome de Deus, não é mais do que a intolerância dos homens, porque simplesmente não entendem Deus.
O Deus que amamos, na fé que os nossos ancestrais nos deixaram, até pelos laços culturais que foram sendo criados entre os homens e mulheres de todas as raças, hoje em dia usar o nome de Deus para justificar o ataque a uma igreja, o ataque a um terreiro, o ataque a um crente, nada é mais do que a ignorância da vida. Porque a vida emana de Deus e Deus simplesmente é amor.
Cada cultura, cada raça, tem a sua própria crença e o seu entendimento de Deus, não peçam a um africano para cultuar Deus á maneira do europeu, são duas formas diferentes de viver e sentir a vida, até porque têm índoles culturais totalmente diferentes.
Mas isso não os impede de cultuar o mesmo Deus através de ritos diferentes, isso não os impede de tentar entender o Deus que cada um de nós tem dentro do coração. A diferença é que temos de entender e nunca impor.
Cada um de nós assimila de forma diferente a sua interpretação de Deus, o erro é tentar fazer e impormos o nosso Deus aos outros, sem aceitar (ou pelo menos tentar entender) o Deus dos outros. Porque quando abrimos o coração e usamos a sua sabedoria ancestral, chegamos sempre á conclusão fundamental que nos divide…é que todos amamos o mesmo Deus.
Deus é Deus porque Ele é “a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”, o que não tem começo nem fim, a força que nos dá a vida e a razão suprema da nossa vida, porque descendemos Dele.

Então se Deus é um só, e o seu reino é de amor, porque teremos de guerrear, impor, maltratar, escravizar, queimar, torturar, matar, só porque outros cultuam o mesmo Deus de forma diferente. Temos de deixar de ser intolerantes e deixar o preconceito de lado, para que possamos verdadeiramente ser Filhos Dele, viver a vida na fé e na razão dessa mesma fé.

Comentários