"

Amigo não te ajuda a levantar, simplesmente, não te deixa cair"


Hoje, procurei em todos os lugares, em todos os dicionários a definição correta da palavra “amigo”…uns tantos falam dessa palavra como se fosse um axioma, uma verdade inquestionável, mas poucos a sabem definir correctamente. Nos tempos que correm um amigo (de verdade) é uma raridade, “mas que os há…há com toda a certeza”.

Por isso a minha dificuldade em entender o conteúdo dessa palavra, confesso que o tema é interessante e daria até para uma tese filosófica, mas fiquemos por aqui.

Às vezes ouvimos… “Eu sou teu amigo”, mas esse amigo na primeira ocasião nos tenta afastar dos seus desejos e ambições pessoais. Eu bem, sei, que cada um de nós tem desejos e ambições pessoais, mas não dá o direito a ninguém de usar a fraqueza do outro como meio de se fortalecer. Mas este gesto não passa de uma mera covardia de alguém que não sabe sequer o poder que deu ao outro.

Talvez eu não seja o melhor dos amigos, procuro melhorar, mas dada a raridade tento segurar com boas atitudes e inteligência os que tenho por amigos, o que não quer dizer que eles me considerem seus amigos, porque a liberdade está no lado deles… mas um dia a verdadeira amizade raia naturalmente, não precisamos de comprar ou vender, o tempo se encarrega de ultimar e unir os verdadeiros amigos, porque, também, naturalmente os meios serão os mesmos. (não que pensem da mesma maneira) mas como disse Sofócles “Uma palavra nos liberta de todo o peso e da dor da vida. Essa palavra é o amor”, porque não se pode ser amigo sem amar, porque um amigo não trai. Mesmo não entendendo, ou percebendo o gesto do outro, vai tentar perceber o porquê desse gesto…Um amigo não larga, um amigo não foge…um amigo aconselha, dá o ombro e tenta entender, porque Amigo: ri, chora, sofre e ama mas nunca trai sentimentos…

Para todos os meus amigos…os que me consideram amigo…para os que não me podem ver pela frente… para os que gostam de mim, mesmo que façam um esforço para gostar…”se tem algo que a vida me ensinou, é que nunca vou contentar todo o mundo, mas se eu conseguir estar em paz comigo mesmo, já é suficiente”


Teófilo Pereira um amigo que tenta conquistar amigos de verdade…Nós, não somos nada sozinhos, porque fazemos parte de um todo e esse todo somos todos nós independentemente de quem somos amigos…tentarei ser tolerante com todos e que todos sejam tolerantes comigo.

Comentários