8 de Abril está consagrado como o dia internacional do cigano.
Tenho amigos ciganos que gosto e respeito muito, na liberdade de eu ser quem sou, e no respeito que tenho por um povo com uma cultura própria, uma sabedoria milenar e um conhecimento que o Tempo se encarregou de transportar pelas eras da história da Humanidade. Sim, porque os ciganos fazem parte de um povo e como tal são obreiros, á sua maneira própria, na história de todos os nossos avós, porque sempre houve histórias em que o sangue do povo cigano esteve ao lado do outro sangue.

O vento os transporta e nos traz imagens que o nosso imaginário transmite na beleza da forma de estar e entender o mundo de uma maneira diferente, mas humana, como só o povo cigano o sabe interpretar.

Amigos ciganos na parte material e amigos ciganos (também) no mundo espiritual, que com os seus ensinamentos, a sua alegria, a sua música, as suas cores, o seu encanto e a sua magia própria que facilmente assimilo, me faz pensar que numa vida passada, já fiz parte desse povo que eu respeito e adoro pela sua história e tradições milenares.

Sou Cigano, mesmo não tendo nascido no seio desse povo, mas sempre me considerei um filho desse povo, pela dignidade que eles transportam e pela liberdade de me afirmar como cigano que não sou, mas que obrigatoriamente sempre o serei.

Sem preconceitos...que o cigano da minha alma, respeite o cigano que vive em ti.

ORi Ori Cigano

Comentários