DIA 1 DE JUNHO – Dia Mundial das Crianças
"A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes".
É um dos princípios estabelecidos na Declaração dos Direitos da Criança, proclamada por Resolução da Assembleia Geral de 20 de Novembro de 1959 da Unicef. E uma das provas de que a Declaração Universal continua por cumprir, mais de 50 anos depois de ter sido criada.
O Dia Mundial da Criança é oficialmente a 20 de Novembro, data em que a ONU reconhece como “Dia Universal das Crianças” em celebração da aprovação da “Declaração dos Direitos da Criança”.
Em 1 de Junho de 1945 a segunda cidade do Japão OSAKA foi bombardeada pelos Bombardeiros B-29 com um total de mais de 6.000 Toneladas de explosivos, e foi esta data que esteve na origem da celebração do “Dia Mundial da Criança”. Foi em 1950 que a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs ás Nações unidas que fosse criado um dia dedicado ás crianças de todo o mundo, tendo sido comemorado pela primeira vez em 1 de Junho de 1950.
E a partir deste dia, os estados membros das Nações Unidas reconheceram às crianças independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional o direito a:
• Afecto, Amor e compreensão;
• Alimentação adequada;
• Cuidados médicos;
• Educação gratuita;
• Protecção contra todas as formas de exploração;
• Crescer num clima de Paz e Fraternidade Universais.
Por tudo o que ainda está por fazer, todos temos o direito de respeitar o direito de cada criança crescer envolta de uma sociedade que a proteja e lhe dê amor, compreensão, educação e proporcione um futuro com estabilidade e paz.
Hoje é muito fácil escrever e postar nas redes sociais posts bonitos alusivos a esta data, mas o mais importante de tudo é esta data estar nas nossas atitudes todos os dias, contribuindo para que todas as crianças tenham o direito a crescer de uma forma digna, solidária e igualitária, porque o sol quando nasce é para todos, sem excepção.
Criança é para amar, criar e educar, fazendo-lhe chegar os verdadeiros valores da vida e que amanhã “todos somos diferentes, mas todos somos iguais”.
Salve as Crianças – Oni Beijada
Porque eu jamais esqueço a criança que tenho dentro de mim – o que seria de mim sem Ela…Porque a Umbanda também tem preocupações sociais. E Nós sofremos pelo sofrimento Delas.
Amar, Amar, Amar...jamais deixar de amar uma criança
Teófilo Pereira – Junho 2016

Comentários